Antecedentes

O trabalho em cooperação tem sido uma prática entre os diversos parceiros do projecto. Em particular, o relacionamento entre a Forestis a Associação Florestal da Galiza tem-se vindo a estreitar ao longo dos anos, existindo um diálogo profícuo devido à proximidade geográfica e de contextos que colocam desafios semelhantes às duas instituições. Este trabalho tem sido continuamente efectuado, envolvendo outros parceiros que possam aportar novos conhecimentos e soluções.

No campo do aproveitamento da biomassa florestal para fins energéticos, foi implementado o Projecto Enersilva (2005-2007), no âmbito do Interreg IIIB SUDOE.

Como principais resultados, obtiveram-se as Bases técnicas e organizativas para a utilização de biomassa florestal e foram definidas algumas medidas e políticas florestais, energéticas e económicas necessárias e que contribuíram para um desenvolvimento rápido, viável e eficiente da produção de energia a partir da biomassa florestal.

Este projecto permitiu igualmente aos dois parceiros estar em condições de conhecimento técnico e do contexto actual, possuindo um background importante no sentido de dar um novo contributo para o mercado da biomassa florestal, tendo em conta a evolução entretanto verificada, os novos desafios do sector e as novas exigências dos vários países do sul da Europa atendendo às metas estabelecidas para a utilização de energia com recursos a fontes renováveis e de cumprimento da diminuição de emissão de CO2.

Aproveitando os conhecimentos e experiência dos parceiros, o Silvaplus pretende aprofundar e operacionalizar a utilização de biomassa florestal para fins energéticos, através de acções focalizadas em territórios menos abrangentes e muito concretas, desenvolvendo novas áreas de actuação, ultrapassando a questão mais teórica e de estudos, tal como sucedido com o projecto anteriormente identificado.


voltar
seara.com