Culturas Energéticas Florestais

As culturas lenhosas para obtenção de biomassa para fins energéticos consistem em plantações ou sementeiras de espécies com determinadas características, como sejam a rapidez de crescimento e capacidade de rebentação após o corte, com o objectivo de produzir uma maior quantidade de biomassa por unidade de superfície e tempo.

Nas condições edafo-climáticas das florestas da Galiza e do norte de Portugal, como espécies energéticas arbóreas destacam-se: os eucaliptos (Eucalyptus spp.), o carvalho negral (Quercus pyrenaica), o salgueiro (Salix atrocinerea) e o vidoeiro (Betula certiberica).


Em Portugal e noutras regiões espanholas está-se a utilizar como culturas energéticas o choupo (Populus spp.), a Paulónia (Pawlonia spp.), o miscanto (Miscanthus x giganteum), o cardo (Cynara cardunculus) e o sorgo (Sorghum bicolor), entre outras.

 

Além das espécies arbóreas, existem espécies arbustivas, muito frequentes nas florestas galegas e portuguesas, que também podem ser utilizadas como espécies energéticas. Entre outras, podemos citar a giesta (Cytisus striatus; Cytisus scoparius) e o tojo (Ulex spp.). 

 

 

Estudos - Modelos silvícolas



Nome: "Willow Biomass: An Assessment of the Ecological and Economic Feasibility of Growing Willow Biomass for Colgate University
Data: 2008
Autor(es): Jeramy Bennick, Andrew Holway, Elizabeth Juers, Rachel Surprenant
Editor: Colgate University
ISNB: Não aplicável






Publicações


Nome: "Culturas Energéticas Florestais – Primeira Abordagem do Levantamento da Situação Actual
Data: 2010
Autor(es): Direcção Nacional das Fileiras Florestais, Autoridade Florestal Nacional
Editor: Autoridade Florestal Nacional

ISNB: Não aplicável.

 


 



voltar
seara.com