Instalações Bioenergéticas

Actualmente, existem várias alternativas de fornecimento de aquecimento a partir de biomassa florestal para edifícios. A escolha do tipo de equipamento é determinada por parâmetros técnicos, por isso é necessário ter um conhecimento das qualidades e eficiências dos geradores de calor. Entre os existentes, dá-se como exemplo a lareira aberta e fechada, salamandra, forno a pelletes, fogão de aquecimento central, forno de cerâmica, caldeira com toros, caldeira com pelletes, caldeira com estilhas e caldeira combinada.
 
Em baixo, irá encontrar exemplos de instalações a biomassa florestal para aquecimento ou outras fins, em diferentes tipos de edifícios.

Escolha do equipamentos e eficiência
Na escolha do equipamento a aplicar no aproveitamento da biomassa para fins energéticos, podem ser levantadas um conjunto de questões que ajudam a definir a escolha do equipamento. Conheça aqui algumas dessas questões. [+]

Escolha do tipo de armazenamento
Pellets
Estilha

 

Para encontrar mais informação, consulte:

Estudos
Publicações

 

Exemplos de Edifícios com aquecimento a biomassa florestal:

 

Nome: Centro Ocupacional de Vilalba-Terra Chá

Tipo de utilização: aquecimento do Centro que inclui salas de aula, oficinas, vestiários, cozinha, sala de refeições, etc. 

Lugar: Vilalba, Espanha.

[+]



Nome: Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos e piscinas municipais de Ponte da Barca

Tipo de utilização:  aquecimento dos vários edifícios do Centro de Interpretação Ambiental e do pavilhão e da água das piscinas.

Lugar: Ponte de Lima e Ponte da Barca, Portugal.

[+]

 

 



voltar
seara.com